geriatria

A Geriatria

Cerca de 90% dos indivíduos com mais de 65 anos têm algum tipo de doença crónica. Um número que revela a importância da geriatria.

A geriatria é um ramo da medicina que se ocupa com a saúde dos idosos. Trata-se de uma especialidade que deve adquirir certo protagonismo no futuro. Um estudo publicado pela ONG HelpAge International revelou que cerca de 12,4% da população mundial têm mais de 60 anos de idade. Isso representa cerca de 900 milhões de indivíduos espalhados pelos quatro cantos do planeta.

O estudo também fez uma espécie de projeção para o futuro e concluiu que até 2030 o mundo será habitado por pouco mais de 1,4 bilhão de idosos e quase 2 bilhões em 2050. Teremos, em pouco mais de trinta anos, um mundo com mais idosos do que jovens, e ainda uma população de indivíduos com mais de 80 anos quatro vezes maior do que a atual.

Quando se trata da América Latina, o estudo aponta que, em 2025, pelo menos 10% dos idosos serão octogenários, graças aos avanços da medicina que, além de desenvolver métodos extremamente eficazes para o controle da natalidade, ainda ajudam a garantir vida longa para os indivíduos, graças a tratamentos mais sofisticados, cirurgias menos invasivas, além de outras técnicas utilizadas nos dias atuais.

Aqui já são mais de 27 milhões de indivíduos com mais de 60 anos (segundo o IBGE), e a previsão é de crescimento acentuado pelos próximos anos, podendo atingir a marca de 40 milhões em 2030, caso não ocorra algum fenômeno capaz de inibir esse crescimento.

O problema com estes números é que, quase 90% dos indivíduos com mais de 65 anos têm algum tipo doença crónica, como diabetes, hipertensão, mal de Alzheimer, problemas cardíacos etc.

Uma população mais envelhecida, além de resultar em menos mão de obra e mais despesas para a previdência social, significa mais gastos com tratamentos, medicamentos e internamentos, ou seja, uma solicitação bem maior do sistema de saúde de um país.

X
Add to cart
×